Voxel Painting : neste vídeo, exploraremos a pintura de voxels.
Ele apresenta a verdadeira pintura de textura volumétrica, que não é apenas um novo paradigma dentro da própria aplicação, mas também para toda a indústria.
Para ajudar a ilustrar por que essa é uma plataforma de pintura tão única, os cubos representam voxels e, portanto, o usuário tem uma verdadeira profundidade volumétrica.
Considerando a superfície de um lado, você só tem a ilusão de profundidade mesmo quando muitas camadas de pintura são utilizadas, a pintura voxel permite que um artista dentro de um ambiente 3D trabalhe de uma maneira muito mais próxima do mundo real porque os elementos do mundo real sempre têm algum grau de espessura ou volume para eles.
Com a pintura volumétrica é possível visualizar modelos anatômicos volumétricos médicos. Permite adicionar detalhes a um modelo anatômico de forma multiescala, possuindo geometrias que posteriormente podem ser pintadas em 3D para adicionar detalhes.
Isso não significa pintura de vértices que pinta a superfície da forma (mesmo que com a vantagem de não precisar de um mapa UV ), mas onde você pinta um volume para criar uma textura 3D, adicionando cor aos voxels.
Além disso, permite a possibilidade de esculpir e pintar simultaneamente.
Experimentando pintura volumétrica em 3DCoat 2022 de Silas Merlin:
Eu tenho usado pintura volumétrica para limpar 3D-Scans. Nesse caso, a tinta volumétrica não é usada para bake a cor até o lowpoly final, ela é usada apenas para ajudar no processo de limpeza. No final, o retopo é enviado de volta ao software de fotogrametria para retexturização.
Da mesma forma, acho que o que você poderia fazer no seu caso é usar esses materiais inteligentes como uma prévia.
Aqui está o que você faria:
Para cada material inteligente que usar, crie uma nova camada de tinta, preencha-a e anexe o material inteligente à camada. (clique com o botão direito do mouse em material inteligente > anexar à camada).
Depois de esculpir como você fez no vídeo acima, retopo e bake, depois esconda a escultura e vá para a sala de pintura.
Na sala de pintura, clique em uma das camadas com um material inteligente anexado e use a ferramenta de preenchimento para preenchê-lo novamente (o botão direito do mouse> opção de preenchimento na camada não funcionará). Agora, o lowpoly será pintado na resolução da textura. Além disso, agora você pode pintar com profundidade.
Faça o mesmo para as outras camadas com materiais inteligentes anexados. (o único problema que prevejo é que a profundidade de cada camada será adicionada, então você tem que encontrar uma maneira de contornar isso. As máscaras de clipe não parecem funcionar para a profundidade).
O roteiro:
– superfície de transição correta←→voxels que mantêm as cores. É super importante, principalmente para corrigir erros de escaneamento, os voxels são superiores para esse fim, então essa é uma rotina “obrigatória”.
– agora, apenas pintura/airbrush/lápis/borracha + caneta/laço sobre a superfície ou fatia está funcionando. Mas aos poucos, tudo vai funcionar clone, borrão, curvas, texto, transformar, foto.
– o suporte de res+, resample e proxy também deve ser feito.
– A cor volumétrica é totalmente suportada em todos os lugares, onde a pintura da superfície funciona, mesmo em cozimento leve e condições. Algumas ferramentas de pintura de superfície/volume foram corrigidas e agora curvas/texto funcionam corretamente com PBR.
– export em formato volumétrico.
– A ferramenta Painting/Preenchimento funciona corretamente para voxels.
– A cor volumétrica é totalmente suportada em todos os lugares, onde a pintura da superfície funciona, mesmo em cozimento leve e condições. Algumas ferramentas de pintura de superfície/volume foram corrigidas e agora curvas/texto funcionam corretamente com PBR.
– pintura volumétrica totalmente suportada: transição correta voxels ↔ superfície que mantém a cor/brilho/metal, relaxamento da cor, correto funcionamento dos pincéis de superfície em modo voxel com a cor volumétrica.
– Se você alterar o volume do voxel usando as ferramentas de superfície e depois virar para a superfície, a estrutura da camada será mantida.
– Booleanos entre volumes mantêm a cor volumétrica.
– Você pode definir a profundidade da penetração da cor durante a pintura do voxel. Leia a dica para uma compreensão profunda. Além disso, a cor penetra com o gradiente de opacidade, portanto, esculpir mais esbate a cor com mais precisão.
– A Core API também oferece suporte a voxels coloridos. – A cor do voxel é aplicada a uma ampla gama de ferramentas – Blob, spike, snake, muscle, primitivos, etc. – Agora você pode esculpir e pintar simultaneamente com todos os pincéis baseados no Voxel Brush Engine.
Esta é a opção de fatia:
Dá a você uma fatia da geometria. É uma maneira de inspecionar a ressonância magnética e outros dados de varredura.
É uma maneira interessante de garantir que não haja furos nos dados de digitalização ou em outras malhas importadas e permite uma maneira rápida de garantir uma boa import.
Usando pintura volumétrica com diferentes profundidades para misturar dois materiais inteligentes em 3d-Coat 2022
Casos de uso para pintura de voxels por Silas Merlin:
1. Para ajudar a esculpir a partir de uma única foto de referência: com a ferramenta projetor, projete uma imagem de referência em um bloco de voxels e, em seguida, esculpa grosseiramente a forma desse lado. “pintar a camada com projeção” com “não pintar do outro lado” marcado. Agora você pode esculpir de todos os lados sem ser prejudicado pela projeção indo para a parte de trás. (você não necessariamente usa as cores projetadas em seu objeto final (mas pode), neste caso a tinta volumétrica é uma ajuda para esculpir).
2. Para definir desde o início diferentes materiais em um único objeto à prova d’água: Comece anexando um material inteligente a uma camada de tinta, faça quantos precisar. Ao esculpir, escolha cuidadosamente qual camada de tinta ativar. Após retopo e cozimento, recarregue cada camada de tinta com seu material inteligente anexado para pintar com resolução ideal e obter o mapa de altura do material inteligente na mistura. ( faça testes antes, porque recarregando o material pode preencher toda a camada, não me lembro… fixo) — Uma alternativa para isso seria primeiro esculpir com cores sólidas em diferentes camadas de tinta e depois usá-las como máscaras de aparagem.
3. Extrude lentamente uma forma, passo a passo, tomando cuidado para pintar a profundidade extrudada com uma cor diferente a cada vez. Você acaba com uma forma toda pintada de uma única cor, mas começa a cavar por dentro, o que revela camadas ocultas de cores.
A pintura volumétrica não leva em consideração o canal de profundidade dos materiais inteligentes.
Trate-o como uma prévia: certifique-se de anexar o material inteligente a uma camada de tinta. Dessa forma, depois de retopo, desembrulhar e bake sua escultura, você poderá preencher novamente a camada com o material inteligente no objeto de pintura final, com profundidade e tudo.
Tutoriais
Voxel Painting 2 Este vídeo continua a visão geral da Voxel Painting em 3DCoat, cobrindo a utilização com Smart Materials, Primitives e Volumetric Slice Painting.
Adicionando desgaste à madeira com Painting volumétrica Neste exemplo, modelei uma placa simples com várias camadas de material de madeira e atribuí profundidade de voxel a cada camada como eu esperaria que fosse no mundo real, então comecei a raspar camadas de os voxels, adicionando-lhe desgaste e desgaste excessivos. Permitindo que as camadas sejam reveladas de forma mais natural.