Basicamente, o Modo Espelho Virtual é útil porque permite que você trabalhe exclusivamente em um lado da malha enquanto visualiza uma visualização virtual do outro lado.
É um método de trabalho não destrutivo, do qual gosto muito. Ele também permite encaixar as bordas dos polígonos ao longo da linha de simetria usando o “encaixe de espelho”, permitindo alterações rápidas e fáceis em modelos simétricos.
Não funciona com a ferramenta de traços. A solução alternativa é desativar temporariamente a simetria e excluir as faces indesejadas que ela criou.
Se o Modo Espelho Virtual estiver desmarcado, o 3D-Coat criará polígonos REAIS em ambos os lados do plano de simetria (não polígonos virtuais).
Isso, por sua vez, torna o “encaixe de espelho” inativo, então é melhor ativar o “Modo de espelho virtual”, terminar o trabalho de retopo e selecionar “Aplicar simetria à camada atual” no menu Retopo para obter os polígonos reais em ambos os lados de o plano de simetria.
Para verificar se os polígonos estão conectados corretamente ao longo da linha de simetria, não se esqueça de desligar a simetria. Caso contrário, os polígonos virtuais ocultarão os polígonos reais por baixo.
O conceito chave por trás do VMM é que ele cria polígonos VIRTUAIS.
O modo de espelho virtual (VMM) ativado ou desativado não é muito diferente um do outro. É realmente perceptível se estiver trabalhando no loop da borda central, onde as duas metades de uma malha são soldadas. Se o VMM estiver ativado e você mover um vértice, o snap não funciona e o que o 3DC mostra é completamente diferente da realidade real.
A única desvantagem de trabalhar com o VMM é que o ajuste do espelho cria uma discrepância visual entre onde você vê os vértices se conectando ao longo da linha de simetria e onde os vértices realmente estão. Você pode ver a localização real de seus vértices desativando a simetria, ou também pode vê-los passando o mouse sobre eles com a ferramenta “Adicionar/Dividir”, momento em que eles ficam destacados, e você verá que muitas vezes eles são bastante longe da linha de simetria.
Quanto mais alto você aumentar o “espelho quebrado”, pior será o problema. Reduzir o “ajuste do espelho” para zero revelará, portanto, a localização real dos seus vértices. O que devemos lembrar é que o “encaixe do espelho” também é virtual e só fica pronto quando você “aplica simetria à camada atual”. Depois que você entende esse conceito, você se acostuma e trabalhar com o VMM se torna maravilhoso!
Uma boa abordagem é completar seu retopo em um lado do seu modelo com o VMM ativado, depois desligar a simetria e verificar se há algum polígono perdido no lado oposto da sua malha. Se houver algum ali, basta excluí-lo. A única maneira de alguns polígonos aparecerem ali é se você desativou o VMM em algum momento enquanto estava trabalhando (é por isso que você deve deixá-lo ligado o tempo todo). Quando esse lado estiver completamente livre de polígonos, ative novamente a simetria e “aplique simetria à camada atual”. Isso lhe dará ambos os lados 100% idênticos.
Se estou trabalhando em uma malha que já possui polígonos em ambos os lados da linha de simetria, sempre excluo todos os polígonos de um lado para garantir que não causarei problemas ao ligar o VMM.
Aviso: o “modo espelho virtual” habilitado permitirá a construção da geometria na metade esquerda, mas não a espelhará na metade direita, e não mostrará nenhum resultado porque está mostrando o espelho da falta de geometria na metade direita.
A topologia tinha um lado “correto” e um “incorreto”.
Selecione primeiro a camada retopo direita .