Às vezes você está tentando falsificar texturas para uso no Second Life – como exemplo – já que elas não possuem atualmente um sistema PBR adequado, então é necessário falsificá-las para fazer metais e coisas brilhantes aparecerem corretamente.
Coisas que você precisa fazer (por Silas Merlin):
– Você precisa ir para a sala de renderização antes de usar a ferramenta de cozimento leve com reflexos na sala de pintura. Basta ir para a sala de renderização, você não precisa fazer nada lá se não precisar, depois volte para a sala de pintura. -Vá para o menu da câmera> Plano de fundo> certifique-se de que “bloquear ambiente” esteja desmarcado.
– Escolha seu ambiente, recomendo este:
-Segure Shift e arraste o mouse para orientar a iluminação.
-Você precisa estar no modo “sombreamento suave” (5 teclas ou menu de visualização) para que a ferramenta funcione. Não funcionará no modo de sombreamento plano, mas é claro que você precisará ir para o modo de sombreamento plano depois de usar a ferramenta para visualizar o resultado e pintar sobre os artefatos.
Esteja ciente de que se o formato do modelo ou a iluminação forem complexos você obterá artefatos em áreas apertadas que precisará pintar, mas vale a pena.
Além disso, você provavelmente sabe, mas o PBR já está em RC, ele pode ser testado com o visualizador RC na grade principal já nas regiões Rumpus que são sandboxes.
Mais uma coisa sobre a ferramenta Light Baking, como eu disse no início, quanto mais complexa a iluminação, maior a probabilidade de haver artefatos, então, se você conseguir usar apenas o ambiente e não adicionar luzes na sala de renderização, funcionará melhor.
Você pode bake a luz mais de uma vez e manter o que deseja de cada bake, para obter a iluminação mais uniforme desejada, apagando partes de uma camada ou usando máscaras de corte ou outros enfeites.