O painel de navegação está localizado no canto superior direito da janela de visualização. Este painel dá acesso às funções de navegação da janela de visualização, todas as configurações da câmera e funções de foco, além das configurações de posicionamento e intensidade da luz da janela de visualização.
Da esquerda para a direita, estas são as funções de cada ícone:

- Ajuste o contraste da iluminação ambiente: É melhor aumentar o contraste para uma escultura confortável.
Clique duas vezes para alternar entre dois modos:
- O contraste é máximo, ambiente bloqueado. É bom para esculpir.
- O contraste é mínimo; o ambiente está desbloqueado. É bom para renderizar, pintar e estimar visualmente o resultado.
- Ajustar a intensidade da luz: Mantendo o LMB pressionado sobre este controle e movendo o mouse, ajuste a intensidade da luz primária.
Existem várias dicas para melhorar sua experiência de escultura.
Há um ícone de contraste no canto superior direito. Use-o para aumentar o contraste da iluminação. A imagem fisicamente correta corresponde ao contraste 0, mas um contraste maior é mais conveniente para esculpir.
– Use o ambiente Câmera → Fundo → Bloquear para bloquear o panorama. Isso torna os detalhes da escultura muito mais visíveis.
– Use shaders PBR sempre que possível e ajuste a cavidade para deixar os detalhes bem visíveis. Você pode usar shaders MatCap, mas não os recomendamos porque apenas os shaders PBR garantem um cozimento exato e uma boa pintura de cores.
– Em vez de aumentar manualmente o contraste e alternar o bloqueio do panorama, você pode clicar duas vezes no ícone de contraste.
Use Exibir → Panorama em escala de cinza para visualizar as cores do modelo “COMO ESTÁ” sem luzes coloridas.
- Ajustar o ângulo da luz: Ajuste o ângulo da luz mantendo o LMB pressionado sobre este controle e movendo o mouse.
- Desfocar ambiente: arraste para desfocar/aguçar a textura do ambiente no fundo da viewport.
- Rotação do trackball : alterne entre dois modos de rotação – rotação em torno do eixo vertical ou rotação livre.
- Girar a câmera: Segurando o LMB e movendo o mouse. Para girar a câmera sem este controle, use ALT+LMB (ou LMB pressionado em um espaço vazio). Arrastando com o botão esquerdo do mouse para ajustar a visão do usuário girando a câmera principal ao redor do objeto em foco.
- Mover câmera: segurando Alt+LMB e movendo o mouse. Arrastando com o botão esquerdo do mouse, arraste a visualização do usuário movendo a câmera principal para a direita, para a esquerda, para cima e para baixo.
- Câmera com zoom: segurando o LMB e movendo o mouse. Para dimensionar a cena sem este controle, use ALT+RMB (ou RMB pressionado em um espaço vazio). Arrastar o botão esquerdo do mouse para a direita ou esquerda para aproximar ou afastar a câmera principal do objeto em foco.
- Varie o campo de visão: RMB para redefini-lo para o valor padrão.
- Enquadrar a vista: Coloque a cena ou objeto atual (na sala Sculpt) no centro da viewport e dimensione-o para caber em torno de todos os objetos visíveis.
- Foco no pincel: Foque a câmera na superfície sob o pincel. O raio do pincel determinará a distância até a superfície.
- Redefinir a câmera para a posição padrão: mude para a configuração padrão.
- Alternar perspectiva/projeção ortográfica: você pode escolher entre uma perspectiva e uma vista ortográfica.
- Grade: Mostrar grade 3D.
- Mova o cursor para a projeção da grade 3D na tela : Se várias grades estiverem visíveis, será escolhida a mais girada em direção à tela. Recomenda-se utilizá-lo em projeção ortogonal. As posições e tamanhos dos gizmos e primitivos serão ajustados para posições discretas no espaço.
- Mude para a visualização ortográfica e ajuste: para a visualização exata mais próxima em correspondência com as configurações “Câmera > Ajuste da câmera”.
- Mostrar/ocultar eixo
- Alternar para o modo tela cheia
- Mapa ambiental : Textura do mapa ambiental usado para iluminar a cena. Clique no botão para abrir um mini pop-up e escolher um mapa de ambiente diferente.
- Mostrar/ocultar imagens de referência Este vídeo demonstra o uso de imagens de referência. Como planos de imagem na janela de visualização ou uso do seletor de imagens como uma imagem de referência estática na interface do usuário.
- Projetor Viewport : Você pode projetar qualquer textura em toda a cena, semelhante ao projetor. Isto é apenas para referência, não influencia nenhuma cor ou propriedade do material.
- O Projetor pode ser aplicado usando seleção de faces traseiras + esmaecimento (opcional).
Dica de mapa de ambiente (por Psmith): A única coisa aceitável para 3DCoat para imagens panorâmicas (através do “+” na parte inferior do menu suspenso “Mapa de ambiente”) são imagens panorâmicas esféricas no formato .exr.
As etapas para adicionar seus próprios mapas de ambiente panorâmicos esféricos HDR ao 3DCoat (para escultura e renderização) são as seguintes:
- 1) Obtenha uma imagem panorâmica esférica (online ou em outro lugar) nos formatos de imagem HDRI: (.exr, .hdr)
- 2) Assim que o 3DCoat estiver aberto e em execução (trabalhando na Sculpt Room, por exemplo) – clique no ícone à esquerda do ícone da câmera no canto superior direito da viewport.
- 3) Clique no “+” na parte inferior da coluna de miniaturas e selecione sua imagem panorâmica esférica que está no formato .exr ou .hdr – e espere o 3D-Coat carregá-la. Diga “OK” na caixa de diálogo 3D-Coat que aparece.
- 4) Ajuste a “Exposição” e o “Contraste” da imagem agora exibida na Viewport – usando os ícones da linha de controles no canto superior direito da Viewport.
Navegação usando uma caneta digital
A navegação na janela de visualização 3D é realmente intuitiva e confortável ao usar uma caneta; o controle e a navegação do mouse são iguais para uma caneta e para o mouse mencionado acima.
- Toque e arraste fora do modelo (em um espaço vazio) para girar a visualização da câmera.
- Toque e arraste para a direita ou para a esquerda com o botão “Direito do Mouse” pressionado (no espaço vazio) para deslocar a visualização.
- Passe o mouse sobre o espaço vazio com o botão “Direito do Mouse” pressionado e arraste para ampliar a visualização.
Os ajustes do Brush são igualmente intuitivos:
- Passe o mouse sobre o modelo e arraste para a direita ou esquerda com o botão atribuído ao RMB pressionado para alterar o tamanho do Brush.
- Passe o mouse sobre o modelo e arraste para cima ou para baixo com o RMB pressionado para ajustar a profundidade do Brush.
Português
English
Українська
Español
Deutsch
Français
日本語
Русский
한국어
Polski
中文 (中国)
Italiano
Suomi
Svenska
中文 (台灣)
Dansk
Slovenčina
Türkçe
Nederlands
Magyar
ไทย
हिन्दी
Ελληνικά
Tiếng Việt
Lietuviškai
Latviešu valoda
Eesti
Čeština
Română
Norsk Bokmål